Registre-se agora
 
X

A Moleque de Ideias

Somos uma empresa que acredita na inteligência das pessoas, na sua curiosidade natural e no poder das conexões.


Por isso, desde 1996, mantemos um ambiente de convivência onde todos, crianças, jovens e adultos, podem criar e gerenciar seus próprios projetos.  A organização emerge dos interesses de cada um, criando redes de aprendizagem para a concretização das ideias.

Como cada pessoa na Moleque de Ideias é estimulada a desenvolver sua própria criatividade, nosso portfolio de projetos abrange um grande leque de possibilidades. Crianças frequentam o ambiente semanalmente, trazendo novas ideias para realizar, o que inspira os adultos a desenvolver projetos que as ajudem em suas criações. Estes projetos, junto a outras ideias e demandas levantadas pelos adultos, então se desdobram, amadurecem, e podem ganhar cunho comercial ou mesmo comunitário.

“Fazer e aprender” são processos inseparáveis.


Neste caminho, um dos pontos fortes é a experimentação. Na Moleque de Ideias uma ampla gama de tecnologias está disponível para que todos possam explorar sua imaginação e descobrir novos conhecimentos. Desenvolvemos composteiras para estudar, junto com a comunidade em nosso entorno, formas de agricultura urbana, investimos em pesquisas de novas interfaces como dispositivos controlados pelo pensamento, RFIDS e pontos de venda auxiliados por Realidade Aumentada, criamos robôs, entre outras ações que usam a tecnologia, seja ela high ou low tech, para empoderar pessoas.

Estas abordagens sobre novos ambientes de aprendizagem têm uma forte base teórica, ancorada em uma visão de sociedade em rede, glocal (global + local), formada por pessoas e grupos que usam tecnologias para a melhoria da qualidade de vida de todos. Nosso trabalho já foi tema de diversas reportagens. Alguns membros da Moleque são convidados com frequência para participar de importantes seminários sobre o assunto como o VivoEduca, CICI e AEL FIEP.  Além de praticarmos sólidas parcerias com empresas e grupos de pesquisa como ModRobotics e Aniomagic.

Clique e saiba mais sobre as pessoas que trabalham aqui.