Registre-se agora
 
X

Fernando Matos's Blogs dos meus amigos

Segredos escondidos para sempre, menos de você mesmo.

3067 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

, , ,

Este trabalho é um dos que mexem comigo. Porque deu um trabalho danado pro João, menino de 6 anos. E porque, se eu não conto aqui, ninguém adivinha.
João chegou com esta ideia: "Eu quero me transformar num herói para brigar com o metalgreymon." E aí ele tirou uma foto fazendo pose...
 

... aprendeu a limpar a imagem, usando o Photoshop Elements para realizar a operação, sozinho...
 
... e foi pintando o... Leia o texto completo

Na moleque de ideias a gente aprende a fazer o que quer fazer.

3067 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

,

Na semana passada uma criança faltou. Eu perguntei para a tia, que trabalha conosco, o porquê. E ela me deu uma resposta que eu já posso considerar clássica: "Porque não fez o dever da escola, ficou zoando o primo que estava fazendo o dele, perturbou. Aí o pai brigou com ele e disse que ele não viria hoje à Moleque, porque ele gosta." Pois bem, todas as vezes em que isto aconteceu na Moleque, eu tentava explicar porque eu achava errado, e... Leia o texto completo

Quartas-feiras na Moleque de ideias

3069 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

, , ,

Toda quarta-feira, das 17:30h às 19:00h, estamos abertos à participação daqueles que quiserem estar conosco trabalhando e aprendendo colaborativamente. No presente momento, são 4 as linhas principais de trabalho: Robótica, E-têxtil, Permacultura e Origami. Trabalhamos e aprendemos juntos. Costumam estar presentes eu mesma, Nilton, Luís, Eric, Georg, Mateus, Joca, Ilnéa, Bernardo, Caito, e amigos como Cynthia, Juliana namorada do... Leia o texto completo

Moleque de ideias agora pode ser para quem quer mais.

3069 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

, ,

Este ano começamos uma nova modalidade de trabalho com as crianças. A taxa de contribuição mensal sempre permitiu que as crianças frequentassem a Moleque de ideias 1 hora por semana. Pouco? Sempre achamos pouco, mas era o possível e, por incrível que pareça, funciona. As crianças gostam de fazer o que desejam, e sempre voltam uma semana depois como se não houvesse passado tempo algum.
Mas sempre quisemos tê-las mais... Leia o texto completo

No tempo dos fluxos, a informação preenche o espaço.

3082 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

,

Eu sou do meu tempo. Do tempo dos eletrônicos. Do tempo do tablet no colo para ver os vídeos que escolho - tempo de televisão desligada, inútil, chata. A TV não sobrevive a maiores graus de liberdade de escolha. Liberdade não é poder escolher entre mil canais. Liberdade é você mesmo fazer o seu canal, se não estiver querendo fazer outra coisa no momento.
 
Sou do tempo em que as linhas de costura se misturam à... Leia o texto completo

Crianças mimadas, crianças rejeitadas.

3112 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

,

Há crianças que passam por mimadas quando na verdade são rejeitadas.
Elas tem mais ou menos o mesmo comportamento, querem ser atendidas na hora e sofrem quando isso não acontece. E demonstram sua ira. Mas as crianças mimadas são mais frágeis; as rejeitadas, mais violentas.
Há crianças que são difíceis de amar, mesmo. São mais feiosas, ou até nojentas. Não tem charme, não tem carisma.... Leia o texto completo

Montando um robô com kit Lego Mindstorms

3119 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

,

Comecei com um modelo do kit 9719 - o Pathfinder. Tirei duas fotos dos dois primeiros passos e depois esqueci de fotografá-lo pronto. 
 

 

A parte mais difícil foi encontrar as peças; acho que tende a melhorar muito com o tempo, porque a gente vai se acostumando ao kit e até organiza o kit melhor.
Consegui montar todo, não fotografei no final, esqueci. Desmontei antes de programar movimentos.
Depois participei da... Leia o texto completo

Bola bateria

3143 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (2)

, ,

 
Ideia boa à beça. Hoje ouvi o Dimenstein falando sobre este projeto. Nós temos procurado soluções assim, distribuídas. Tá certo que ninguém estará obrigado a chutar bola, mas pra quem já gosta de chutar, é vantagem.
http://www.greenitbrazil.com.br/?p=692

Estudando o Fluzz de Augusto de Franco

3144 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

"Sem o broadcasting já teremos múltiplos mundos: cada qual configurado pelas nossas conexões. Com a internet esses mundos se multiplicam velozmente, mas não por difusão e sim por interconexão."
"Os tanques onde somos formados como pessoas são clusters, “regiões” da rede social a que estamos mais imediatamente conectados." "... pessoa já é rede! Pessoa é um ente cultural que replica uma... Leia o texto completo