Registre-se agora
 
X

Texto para abertura dos livros quadrados - relatórios escritos por mim em 2011

2628 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

,

Niterói, 14 de junho de 2012

Este livro faz parte de uma série de três e apresenta os relatórios que fiz para apresentar para as crianças e seus pais as atividades desenvolvidas por elas aqui na Moleque de ideias.

Aqui, as crianças vivem um ambiente propício ao seu desenvolvimento em três eixos principais: auto-estima, relacionamento em rede distribuída, autonomia no uso e desenvolvimento de tecnologia.


O desenvolvimento da auto-estima está sempre presente, já que o trabalho todo parte de oferecer às crianças um ambiente criativo e bem-humorado, onde elas têm oportunidade de escolher atividades segundo seus interesses e têm todas as suas opiniões e maneiras de ser respeitadas e cuidadas.

O relacionamento em rede distribuída começa a se construir desde o momento em que não se usa aqui rótulos tais como "Professor", "Tia", "Aluno". E não é apenas uma questão de se evitar os títulos, embora disfarçadamente mantendo uma atitude baseada em uma hierarquia previamente estabelecida. O fato de preferirmos que nos chamem pelos nossos nomes é uma atitude pensada para que as crianças compreendam que somos iguais e estamos todos aprendendo e construindo o tempo todo. Há um grande incentivo ao respeito a si mesmo e ao próximo, seja ele quem for. E a conversar e procurar soluções com seus pares e não com o "superior". Somos todos pares uns dos outros, aqui.


O desenvolvimento da autonomia com relação a uso e criação de tecnologia se dá porque somos todos aqui criadores e usuários de soluções tecnológicas, desde a agulha de costura e a pá para cavar, até os robôs modulares, a impressão em 3D, a simulação de sistemas complexos, o monitoramento de dados ambientais, o desenvolvimento de programas de computador... As crianças aprendem querendo, o que torna a aprendizagem significativa e duradoura: o conhecimento evolui.

O material a seguir - que chamamos de relatório de atividades - é utilizado para reflexão sobre o trabalho, tanto por nós, quanto pelas crianças e seus pais e amigos. E não só para reflexão; para curtição mesmo, porque é bonito de ver. E para construção da história deles, que se percebem como continuidade. E para troca de ideias entre todos nós.

A partir de 2012, o material que vem sendo gerado está em meio digital e é apresentado e comentado pelos participantes do processo na plataforma
http://www.molequedeideas.net,. Até 2011, os relatórios eram também entregues em papel. Os três livros desta série apresentam o trabalho de registro e comentários feitos por mim com três grupos de crianças no final do ano passado. Foram meus últimos relatórios em papel. E gostei tanto deles e das crianças e do que vivemos juntos, que resolvi homenagear nós todos fazendo uns livros mesmo, bem bonitos. E com capa de pano, pra ficar mais bonito ainda. :)

Leila País de Miranda

Moleque de ideias