Registre-se agora
 
X

O robô Kibo

1465 dias atrás por Juliana   Comentários (0)

, ,

 

Ontem a Leila mostrou pra mim e pro Vitor Nunes um kit robótico chamado Kibo, e nós decidimos montar e ver como ele funcionava. Colocamos pilha e fomos lendo o manual pra entender os próximos passos. Era tudo bem intuitivo, e logo fizemos o robô.

O Kibo tem sensores de som, de luz e de proximidade, e um leitor de código de barras. Para dar os comandos há várias pecinhas de madeira com as ações e seus códigos de barras. Assim, nós precisamos programar uma série com as pecinhas que queremos, como por exemplo "ir para a frente", "cantar", "girar". Além dessas, há também peças de condição, que funcionam em conjunto com as outras, por exemplo: "acender a luzinha branca"+ "se"+ "ficar escuro". Depois que criamos uma sequência com começo, meio e fim, o robô lê, memoriza tudo o que precisa fazer e executa.

Nós ficamos bem empolgados com esse brinquedo, e olhando o site do Kibo dá pra ver que ele é bem aberto à criatividade, dando a possibilidade de criar quase tudo: um carrossel, um carrinho, um helicóptero, um personagem, uma historinha...

Tem algumas ideias aqui: http://kinderlabrobotics.com/activities/