Registre-se agora
 
X

Programando o Kibo

1438 dias atrás por Bernardo Frederico Hasselmann   Comentários (0)

, , ,

O robô Kibo pode ser programado de várias formas (vide este post de Juliana Shimada). Para programá-lo, usamos blocos de comando, cada qual com um código de barra, que é lido pelo Kibo.

Cauã, de 7 anos, quis programar o Kibo para vê-lo se mover. Como em muitas linguagens de programação, é necessário sinalizar o começo do programa, bem como o seu término, que no caso do Kibo é feito com os blocos begin e end. Também é necessário sinalizar o começo e o término de uma ação condicional (que ocorre de acordo com uma condição específica). Abaixo, o primeiro programa de Cauã: se próximo a algo, vire a esquerda.

O resultado foi uma surpresa para Cauã. Afinal, o Kibo... não fez nada! Mesmo quando colocamos o robô próximo a uma parede. Por quê? Ocorre que a velocidade em que os comandos são executados é muito rápida. Em um espaço de tempo muito curto, Kibo verificou se estava próximo a algo. Não estava, portanto não fez nada. Quando o colocamos próximo à parede já era tarde de mais, o programa já tinha terminado. Para que Kibo testasse o tempo todo a proximidade de algo, precisávamos que ele repetisse esta programação por um tempo longo. Precisávamos do bloco repeat. E determinar que Kibo repetisse o teste forever, para sempre. Na verdade, só até desligarmos ele. :) 

Abaixo, o segundo programa de Cauã, que também queria que Kibo andasse para frente quando estivesse com o caminho livre.

Desta vez, Kibo emitiu um longo som quando iniciamos o programa. Qual seria o problema? Da mesma forma que precisamos indicar o começo e fim do programa e de ações condicionais, precisávamos indicar o início e o fim das ações que seriam repetidas. As linguagens de programação possuem regras de sintaxe própria que, quando não são respeitadas, fazem com que a programação não funcione. Com Kibo não é diferente. Abaixo, o terceiro programa de Cauã.

Desta vez funcionou direitinho! Kibo seguia em frente e, quando estava próximo a um obstáculo, virava a esquerda. Muito bom!

Clique aqui para assistir ao vídeo do programa sendo executado.