Registre-se agora
 
X

Solda, prototipagem e eletrônica

1515 dias atrás por Juliana   Comentários (0)

 

Hoje eu usei a solda!

O Anderson me ajudou. Eu olhei ele fazer primeiro, depois fiquei treinando numa placa de testes, soldei as duas pontas de um fio nela, fiquei toda feliz. Na verdade era bem simples, tinha que tentar manter a mão firme e ir derretendo o fiozinho de metal com a caneta quente.

Aí vi que tinha entendido como fazia e nós achamos que eu devia aplicar numa coisa que realmente precisasse de conserto. Lembramos de uma ponta de teste de amperímetro que não estava mais funcionando, porque a pontinha de metal tinha soltado do fio de cobre. Primeiro tivemos que tirá-lo da proteção de borracha, aí prendemos os componentes que iam ser soldados em garrinhas próprias pra segurar as coisas, então soldamos. Quando eu fiz, a bolinha de solda ficou muito grande e acabou não deixando o metal passar pelo furinho da capa de proteção. Aí o Anderson esquentou de novo e foi espalhando mais a solda pra ela abaixar e caber. Deu certo, fomos testar o amperímetro e funcionou, passou corrente elétrica!

 

 

Depois a gente ficou conversando sobre isso, de eletrônica, prototipagem, circuitos, e eu disse pro Anderson que não sabia quase nada sobre. Então ele foi me explicando e a gente quis testar, decidimos começar fazendo um circuito que ligasse um led que muda de cor. Pegamos a breadboard, ligamos o led nela, já com a resistência, depois ligamos dois jumpers (esses fiozinhos coloridos que fazem ligações móveis entre dois pontos de um circuito eletrôniconas linhas positiva e negativa e no final das linhas ligamos os cabos de teste com garra de jacaré para passar energia da bateria. Isso feito, resolvemos que queríamos um botão que o acendesse e apagasse quando pressionado. Escolhi um botão com bastante cara de botão, desses redondos e vermelhos, e o ligamos entre os cabos da energia e os fios que estavam ligados à breadboard. Desse jeito o botão interrompia a passagem de corrente e só ligava de novo quando apertado. Tudo pronto, fomos ver se tinha dado certo, e lá estava o led todo iluminado mudando de vermelho pra azul, de azul pra verde e de verde pra vermelho.