Registre-se agora
 
X

O carro de Lego Mindstorms e o braço robótico do Mars Lander

1512 dias atrás por Juliana   Comentários (0)

,

Ontem o Vitor Tostes chegou contando que tinha pensado em casa e chegado na resolução de um problema que encontrou na semana passada: seu robô-carro estava funcionando só de um lado e, testando, ele viu que o problema não era o motor, nem o cabo e que só podia então ser um mau contato na caixa de energia. Isso resolvido, todas as rodas funcionaram e, ao colocar o carro para andar, ele disparou bem ligeiro e Vitor ficou entusiasmado. Decidiu então fazer uma corrida com o Motor Móvel Coelho (sobre o qual Bernardo escreveu aqui), e levou os dois pro jardim. O carro teve uma vantagem enorme sobre o Coelho, porque era muito mais leve.

Depois disso o Vitor se dedicou ao braço robótico que Danilo tinha acabado de construir. Eles o acoplaram à plataforma de exploração espacial que fizeram outro dia e viram que o braço tinha três movimentos: o de levantar e abaixar, o de girar e o de abrir e fechar sua pinça. Então Vitor ficou testando os cabos de energia e os pontos de contato na caixa de bateria, tentando entender o controle de cada um desses comandos.

Uma coisa que acontecia sempre que o braço girava era o cabo de energia ir se enrolando no eixo do braço. Pra resolver isso, sugeri que prendêssemos o cabo para mantê-lo sempre longe do eixo. Primeiro o colocamos em cima de uma peça:

Depois fechamos com outra peça do mesmo tamanho, como uma caixinha protetora:

E assim o cabo não saía mais do lugar, nem enrolava por aí.

Tem um vídeo do braço girando aqui.

E subindo e descendo, aqui