Registre-se agora
 
X

A Tarefa de Criar um Jogo

571 dias atrás por Bernardo Frederico Hasselmann   Comentários (0)

, , ,

 

Criar um jogo é uma tarefa que requer persistência e abrange diversas habilidades, como desenho, programação e música. E design também, porque o jogo tem que ser interessante, te recompensar e te desafiar na medida certa.

Posto desta forma, até parece fácil, mas não é. É difícil acertar de primeira. Você desenha um personagem, acha que está bem bonito e aí, descobre que ele está flutuando no ar e que a cor dele faz com que ele se confunda com o fundo. Programa a gravidade e de repente o personagem some. E isso não faz nenhum sentido na sua cabeça. Mas tem sentido e se você procura o erro, corrige e tenta novamente (várias vezes), os elementos do jogo começam a funcionar como você pretendia. É empolgante!

Há também a vontade de fazer um jogo com o mesmo nível de qualidade daquele que você joga no Playstation 4. É uma meta sedutora, mas irreal se você está desenvolvendo sozinho. Requer muito recurso, tempo e mão de obra. Aí você lembra daqueles jogos antigos (e outros nem um pouco antigos) que são mais simples, mas divertidíssimos de jogar. Ainda requer tempo e trabalho, mas são jogos possíveis de criar sozinho ou junto de alguns amigos.

Diogo, de 12 anos, teve uma boa ideia e fez um belo de um suspense para me contá-la: desligou o wifi, desconectou o cabo ethernet e abriu o Chrome. E me mostrou aquele joguinho simples que aparece quando cai a internet. Queria fazer um para jogar quando tivesse internet também. :)

Ideia ótima, pé no chão. Escolheu uma boa ferramenta inclusive, o Game Maker, que já tem programadas algumas funções que controlam a física do jogo. 

Começou desenhando.

 

Tem que programar também, é claro!

Depois de mais alguns desenhos e programações, bem mais do que mostrei, já temos um jogo funcional.

O funcionamento do jogo pode ser visto aqui. Faltam algumas coisas ainda, como Diogo mesmo apontou: aumentar a dificuldade, adicionar sons, entre outras coisas. Mas a essência está pronta!