Registre-se agora
 
X

Horta da Moleque

1204 dias atrás por Sebastian Bieberle   Comentários (0)

, , , ,

Olá!

Este é o meu primeiro post por aqui e para começarmos com tudo, quero falar um pouco da horta que aos poucos começa a tomar forma. Quando a Leila me chamou para conhecer o espaço finalizado fiquei muito feliz encantado com o resultado final. Eu já havia visitado a obra um ano atrás e não poderia imaginar que iria ficar tudo tão lindo!

O que eu mais gosto aqui é o fato de coletarmos água da chuva, o teto verde e termos todo este espaço dedicado a plantas. Sinto que em algum momento perdemos as nossas conexões com a natureza e ter um espaço assim no meio da cidade é cada vez mais necessário.

Uma maneira de se reconectar a estas fontes de energia que vem da natureza é plantar, botar a mão na terra, é terapêutico e faz as energias fluirem, recarrega! Melhor ainda se o resultado disso for comida livre de químicos. Isso mesmo, pra que plantar espécies decorativas que só consomem água se você pode plantar comida. As hortas urbanas são cada vez mais comuns e vejo cada vez mais pessoas plantando a sua, mas um espaço tão completo como o da Moleque não é tão comum, isso aqui é um oásis.

Nas últimas semanas plantamos: Tomate, Couve Flor, Alface, Pimentão, Alho, Inhame, Erva Cidreira, Boldo, Cenoura, Aipo e Hortelã, junto com as ervas aromáticas que já haviam aqui e há algum tempo temperam os nossos almoços. Em breve teremos também Pepino, Couve, Abobrinha e Beterraba. A Arlete é a mais empolgada e toda vez traz umas mudinhas, convido a todos que tragam também suas mudas e sementes que não tem aonde plantar. Já percebeu quantas sementes jogamos fora? Por exemplo 1 pimentão pode te pelo menos 20 plantas... Por isso quero idealizar aqui um pequeno viveiro de mudas, hoje já encontrei mudinhas de goiaba crescendo direto do chão e tratei de arranjar um vaso para elas. Encontrei também uma semente de Abiu, árvore cada vez mais rara de se ver, germinando em um vaso, esta também está sendo cuidada e em breve vai encontrar um pedacinho de terra por aí. Pra quem não sabe temos no pomar: Manga, Acerola, Abiu, Amora, Mamão, Jabuticaba e Goiaba. A intenção é germinar outras espécies de mata atlântica também, por isso tragam suas sementes!

Chega de papo, dá uma olhada nas fotos da horta: