Registre-se agora
 
X

Green Ant - medidor de gasto de energia

1172 dias atrás por Sebastian Bieberle   Comentários (0)

, , ,

Olá, tudo bem?

Há cerca de 1 ano conheci um projeto de um grupo de jovens engenheiros da PUC incubado lá mesmo na universidade. A ideia era ajudar as pessoas a economizar energia em casa através de um aparelhinho conectado ao quadro de luz. Eles acreditavam que ao saber quanto e com o quê você está gastando a sua energia fica bem mais fácil de economizar. Cada aparelho que você tem em casa tem um padrão de consumo de energia, o gadget então lê este padrão e te indica quanto cada eletrodoméstico está gastando. Estas informações te dão o poder de agir efetivamente, seja desligando aparelhos do stand-by, seja trocando a sua geladeira velha. 

O projeto era sensacional e funcionava maravilhosamente bem, faltava construir o hardware em escala para poder vender ao público. Resolveram então lançar uma campanha de financiamento coletivo para pagar a primeira leva de aparelhos medidores, e deu certo!

Logo na minha primeira visita na nova Moleque vi 3 caixas com o logo da Green Ant - nome do projeto - o Nilton então me disse que a Moleque adquiriu os aparelhos para testar, mas que há meses ninguém havia se interessado em ativar o gadget. Me ofereci e a Leila deixou eu levar um para casa. A seguir mostro uma série de fotos da instalação e as minhas impressões sobre.

O manual de instruções é bem fácil de enteder e permite aos mais leigos fazer a instalação sem problemas, mas se você tem receio de mexer com energia eles indicam um eletricista que faz a instalação.

Estes "clips" são os medidores de eletromagetismo, você só precisa fechar a peça ao redor dos cabos que entram no seu relógio de luz.

Todo o sistema está identificado com cores e fica bem claro que extremidades prender ao disjuntor. Eu instalei o sistema com o meu pai e nem chegamos a desligar o fluxo de energia, porém é aconselhado desligar o quadro geral.

No terceiro passo você conecta os fios identificados com cores ao aparelho medidor.

Com tudo certo um sinal luminoso indica que o sistema está em funcionamento.

A  partir daí o aparelho emite um sinal wifi, com ajuda de um smartphone conectamos o aparelho á  rede wifi de casa e criamos uma conta no site da GreenAnt. Lá você insere o número de série do aparelho que vem sinalizado no manual.

No painél online você vê em tempo real o consumo da sua residência e uma comparação com o consumo médio de vizinhos do seu bairro e da cidade em geral. Lá você pode também definir metas de consumo, quanto você pretende gastar no mês em reais. Além disso você consegue ver também quanto cada eletrodoméstico que você tem em casa gasta, o que na minha opinião é a funcionalidade mais legal. Porém ele precisa de um tempo para "aprender" sobre os padrões da sua casa, então eu ainda não consigo visualizar nada neste campo. Assim que a análise é finalizada ele começa a dar dicas de ações que você pode botar em prática na sua casa.

Estou ansioso para acompanhar as leituras e começar a agir, assim que eu tiver mais dados e dicas eu posto aqui, quem sabe as mesmas atitudes podem ser úteis a vocês (=

Até breve.

Sebastian