Registre-se agora
 
X

Fazendo mudas na Moleque

1153 dias atrás por Sebastian Bieberle   Comentários (0)

, , ,

Olá! Tudo bem?

Já reparou quantas sementes jogamos fora quando cozinhamos? Um mamão por exemplo, contêm centenas de sementes! Com uma única fruta podemos germinar inúmeras plantas, que por sua vez nos dão mais um tanto de novos frutos. Aqui na Moleque, há algumas semanas, peguei as sementes de 1 pimentão usado no almoço e botei em um vaso com terra. Olha quantas mudas germinaram, e olha que este é só um dos vasinhos:

O que eu costumo fazer em casa, é ter um potinho de sorvete ou vasilha velha sempre por perto, ali vou coletando as sementes para depois plantar. Durante o decorrer do ano já plantei 7 mangueiras, 8 abacateiros, 30 mamoeiros, um tanto de pitanga e acerola, lichia, tamarindo, carambola e já não tenho mais espaço para tantas mudas de goiaba. Outra coisa bem legal de fazer é pegar a coroa do abacaxi, tirar as folhas da base até você ver uns cotoquinhos saindo da base (estas são as raízes), e deixar em um copo com água por algumas semanas. As raízes vão se desenvolver, depois é só plantar igual fizemos aqui no quintal. O único detalhe é que será necessário esperar 2 anos para colher o primeiro abacaxi, pois é... :/

Esta semana começamos também a produzir mudas de árvores! Reparei que muitas mudas de goiaba já haviam germinado pelo chão aqui do quintal, obra dos pássaros gulosos...então transplantei para umas garrafas PET até elas ficarem fortes o suficiente para serem plantadas por aí. Recolhi também algumas mudas do Abieiro, árvore cada vez mais rara, com frutos exóticos e saborosos. Além disso ganhamos algumas sementes de cacau, que foram direto pra terra, vamos ver se vão vingar? Plantei também as sementes das nêsperas que comi aqui hoje.

Se você faz compostagem em casa já deve ter reparado quantas coisas começam a germinar lá dentro, é incrível! Dá pra fazer uma hortinha só com estas plantas. Isso porque lá jogamos sementes de tomate, abóbora, aqueles pimentões lá do começo... Uma descoberta recente foi perceber que as cascas de inhame, mesmo depois de cozido, também germinam, incrível!

Te convido então a também juntar as suas sementes e tentar germinar. Se não tiver terra ou espaço por que você não traz aqui pra Moleque?

Por último uma dica muito legal para tentar em casa. Você pode fazer muitas comidas compradas no supermercado renascerem, igual o abacaxi aqui da Moleque, é mágica!