Registre-se agora
 
X

Ideias para tempos de pouca água: podemos reutilizar a água do ar-condicionado?

3192 dias atrás por Nilton   Comentários (4)

,

Hoje estive conversando com o Ricardo Baptista, administrador do Maia. EStavamos falando do problema da falta de água etc e como minimizarmos o problema no futuro. 

Uma ideia foi a clássica "temos que recolher a água da chuva". E aí Ricardo disse que estava pensando em tentar recolher a água que condensa do ar-condicionado para fins "não-potáveis". Resolvemos então fazer uma experiência: colocamos às 13:27h um balde embaixo da telha de onde escorre a água de dois ar do Maia.

 

 

 

 

 

Claro que a medição como está ocorre com muita perda: a a'gua escorre pela telha e cai(voando) para o balde. Creio que deve ter no mínimo uns 70% de perda. Veremos até às 19:00h quanto será recolhido.

SE funcionar, já conversamos sobre uma iniciativa conjunta Maia-Moleque para fazer uns recolhedores de água "transparentes", de 1 m2 de fundo, (altura veremos) com medição em mm , para que as crianças possam entender e acompanhar o processo. E de quebra tornar mais tangível esta medida do "choveu hj XX mm3".

ATUALIZAÇÃO: Recolhemos hj de manhã uns 13 litros. Mas observando as plantas molhadas em volta e em cima, creio que a perda foi maior que 70%.

 

 

Atualizei a postagem com os dados desta primeira medição.

Nilton 3191 dias atrás

Existe um modelo de irrigador que trabalha com a tensão da água no interior do solo. Trata-se de uma ponta de cerâmica porosa ligada a um reservatório de água. O gradiente de umidade (tensão da água no solo) puxa a água do reservatório para o solo. O equipamento pode ser comprado neste site.

Mateus L. Barreto 3191 dias atrás

13 litros é água a beça hein! Se contar que teve 70% de perda e a gente conseguir reduzir essa perda, dá pra chegar perto, numa conta preguiçosa, de 40 litros por dia.

 

Agora, 40 litros por dia, dá pra regar as plantas?

Caito mainier 3191 dias atrás