Registre-se agora
 
X

A Internet "das coisas" da Moleque; QR-Code, RFID, contextopedia e conversas

3186 dias atrás por Nilton   Comentários (2)

, , ,

Andamos conversando na Moleque sobre tecnologias que podem nos ajudar a concretizar certas ideias e desejos nossos. Uma destas relações é a ideia do "museu tecnológico"e "Qr-codes".

Nestes 15 anos de Moleque acompanhamos várias mudanças tecnológicas. Em 1996 já havia na Moleque para as crianças tablets, cameras digitais(nem eram chamadas de webcams porque ainda nao havia a Web Sorriso , scanners, filmadoras, etc). Algumas destas tecnologias mudaram radicalmente, outras nem tanto. Já havia computadores e máquinas com um design e foco no usuário apurados (muitos destes da Apple, como o excelente computador Performa e sua solução de "gaveta" para acessar a placa mãe) E vários destes equipamentos, embora não usados mais, ainda os temos. E ficamos pensando há tempos de te espaços onde os equipamentos pudessem ser expostos, explorando os conceitos que mudaram, etc. 

Entretanto queríamos que a interacao com estas coisas fosse dinâmica, re(construída), que caísse no "fluxo"de conversas possíveis. Então recentemete caiu a ficha a ideia de integrarmos estas peças com QR-CODE e RFID. Construindo assim uma "internet das coisas" aqui na Moleque onde:

  • pessoas poderiam, se aproximando dos objetos e interagindo com seu celular, iPOd, ou tags RFIDs , ter acesso a informações sobre os objetos;
  • estas informações e visões seriam compartilhadas em artigos WIKI e conversas integradas aqui na própria molequedeideias.net. Deste modo, todo o processo de "falar", "compartilhar uma visao sobre um passado" poderia ser construída coletivamente e diversificadamente. Estaríamos experimentando a construção de contextopedias.
  • e gerando novas interações, reciclando e resignificando o nosso passado tecnológico.
Alias, hj Leila me mostrou um vídeo muito legal sobre passado tecnológico. 
Vou elaborando depois algumas questões técnicas que andei experimentando e aprendendo sobre QR-CODE e RFIDs.

Nilton, veja este site: http://www.pattenstudio.com/ Acho que você vai gostar e pode ser que nos ajude a ter ideias de uso desta tecnologia nos objetos e nas interfaces possíveis.

Leila País de Miranda 3186 dias atrás

Eu vou trazer o NEZ8000 meu primeiro computador e o MSX, que funciona até hoje. E sobre os RFID, eu fiquei feliz da gente dar um uso mais maneiro pra essa tecnologia, porque da ultima vez que eu vi o uso do RFID era pra evitar que produtos fossem roubados em lojas.

http://www.auditornet.com.br/imagens/NE-Z8000.jpg

http://www.caetano.eng.br/rigues/imagens/hotbit_preto.jpg

Caito mainier 3186 dias atrás