Registre-se agora
 
X

Engenharia de software da Moleque de Ideias, para todos

3097 dias atrás por Luís Eugênio   Comentários (0)

,

Uma pergunta rápida: já comprou alguma coisa no www.pontofrio.com.br, www.casasbahia.com.br, ou www.extra.com.br?

Já comprou, que eu sei. Comprou porque todo mundo compra. Se não foi em um destes aí, foi em outro. Se não comprou em nenhum ainda, um dia vai comprar.

É a comodidade do mundo moderno. Ter que sair na chuva, pegar engarrafamento, fila, estacionamento cheio de shopping? Nada, www.trelele.com.br e me dá isso, me dá isso, me dá aquilo e pronto. Tá na mão. Depois dá um jeito de ir à academia pra malhar, senão engorda e complica pro teu lado.

Voltando, as compras online só são possíveis porque grande parte dos grandes comerciantes está investindo pesado em vendas por internet. E tem muita tecnologia envolvida por trás, para que a sua compra seja aprovada, encomendada, transportada, até que ela chegue em suas mãos. Funciona e é um caminho em franco crescimento, o "comprar virtual".

E o que a Moleque de Ideias tem a ver com isto? Ahh, tem bastante e você nem sabia. Tempos atrás fomos contratados pelo grupo Pão de Açúcar para desenvolver dois sistemas para eles: um de precificação de produtos e outro de pagamentos para compras online.

O Grupo Pão de Açúcar hoje é dono das lojas do Ponto Frio, Extra e Casas Bahia. Imaginem o peso disto.

Os sistemas que desenvolvemos e damos suporte para eles são:

1. Robô de Precificação: este sistema é muito crítico. Para ter ideia, tempos atrás houve uma notícia de um concorrente que foi obrigado a vender uma televisão por R$ 1,99 reais, por erro de um sistema como estes que desenvolvemos. Um sistema como estes, mas não ESTE que desenvolvemos. Porque o desenvolvido por nós tem muitas regras de segurança para evitar que um preço seja automaticamente divulgado abaixo ou acima de uma margem que eles determinam. Existem várias categorizações de produtos e cada uma delas segue uma regra específica de precificação. Há aqueles que seguem uma fórmula padrão de custo, impostos, margens de lucro até chegar no valor de venda. Há aqueles que seguem a concorrência. E há os que estão em promoção ou tabelados. Cada uma destas categorizações têm maneiras diferentes de precificar. E hoje, o sistema que precifica os produtos do Grupo Pão de Açúcar foi desenvolvido por nós. Palmas!

2. Proxy de pagamentos: a estrutura para viabilizar uma venda por internet é complexa. Há o site que o cliente vê e navega nos produtos até resolver comprar. Depois disso, quando clica em comprar, entra no ar o Proxy de Pagamentos. Ele é como o jogador de meio de campo no futebol, que faz a ponte desde a zaga, de onde a bola sai, até o gol do adversário.  O gol, usando essa metáfora, seria a efetivação da venda. E o meio de campo vai trocar essa bola com muitos outros jogadores até conseguir colocá-la pro atacante chutar pras redes. O sistema que desenvolvemos faz a triangulação entre o site de vendas, o sistema de avaliação de riscos e o sistema de pagamentos mesmo, que controla a aprovação do cartão de crédito/débito ou do boleto bancário. Este sistema também é extremamente crítico, porque imagine o que significa para uma empresa grande como estas parar de vender por alguns minutos. E a Moleque de Ideias é a responsável não só por desenvolver este sistema, como dar suporte à equipe de T.I. do Grupo Pão de Açúcar para otimizar este processo de vendas. Palmas duplas!

Estes sistemas são todos desenvolvidos em linguagem Java e utilizam em seu núcleo principal a mesma tecnologia utilizada pela empresa Apple para suas vendas online na AppStore: o WebObjects. 

Por hoje é só. Mas há muito mais para conhecer do grupo de desenvolvimento de software aqui da Moleque de Ideias. Aqui acreditamos que fazer e usar têm que estar juntos, sempre.

Abraços,

Luís.