Registre-se agora
 
X

Qualidade de processos construtivos: OK!

2636 dias atrás por Luís Eugênio   Comentários (0)

, ,

"E a Construção Civil?"

 

"Que é que tem? A Moleque não tem nada a ver com isso, por que tá falando de Construção Civil?"

 

"Tá por fora, amigo"

 

Desde 2003, a Moleque de Ideias participa de um projeto inovador na área de Construção Civil.

 

É um projeto grande, complexo, que já vinha sendo elaborado por muitos profissionais da área e também envolvia empresas como SENAI, SEBRAE, SINDUSCON-RJ, PRISMA, entre outras. E a Moleque ganhou uma concorrência em 2003 para implementar um software que permitisse controlar a qualidade dos processos construtivos de um empreendimento.

 

Desde então o software evoluiu muito e continua sendo usado diariamente até com ferramentas  móveis como iPhones, iPads, para que engenheiros, planejadores e donos de construtoras possam acompanhar todo e qualquer tipo de serviço sendo executado pelos muitos empreiteiros que atuam na construção de um prédio.

 

O processo começa na especificação detalhada dos processos. Neste ponto, há uma ferramenta visual que roda na Web para que o planejador desenhe o fluxograma de todos os processos que a construtora define como seus. Quartos, Salas, Banheiros, Circulação, Salas de Máquinas, Telhado, Varanda etc. Neste fluxo são concatenadas as caixas que definem cada unidade de serviço, como por exemplo o emboço de uma parede, a impermebilização de um banheiro, a fundação, colocação de esquadrias, enfim, tudo que se pode realizar dentro de outro processo macro que é botar um prédio de pé, seguro para habitação.

 

Depois são definidos os detalhes do empreendimento, como: pavimentos, quantas colunas e apartamentos, quais os cômodos dos apartamentos, o que têm nestes cômodos etc.

 

Com isto definido, é possível começar a verificar a execução de cada um dos serviços mapeados anteriormente. O usuário tem muitas maneiras para registrar estes eventos, indicando se há alguma ressalva para retrabalho ou se o serviço foi aprovado.

 

Pegando informações destas verificações de serviço, entram ferramentas de qualidade para gerar gráficos qualitativos detalhados. Também há relatórios de acompanhamento e registro de pagamento de tudo que é serviço pronto e aprovado.

 

É um sistema bem grande e já funciona há muito tempo, garantindo confiabilidade ao software, requisito imprescindível para quem deseja construir um prédio, não é mesmo?

 

E a Moleque de Ideias é co-autora deste projeto grandioso, com muito orgulho.

 

Para assistir a um tutorial deste sistema, entre aqui: http://guia.moleque.com.br/software.html