Registre-se agora
 
X

Nossa primeira colheita de minhocas

2319 dias atrás por Nilton   Comentários (1)

,

Hoje foi dia de nossa primeira colheita de mihocas. Fixe Começamos nossa composteira ano passado, quando nosso amigo Claúdio Oliver esteve aqui conosco e demonstrou as técnicas do canteiro de capilaridade e composteira doméstica. 

Neste período passamos (as minhocas, melhor dizendo Sorriso ) por maus momentos: no ínicio do ano nossa composteira ficou "desequilibrada" (com muito mais substâncias geradoras de nitrogênio (legumes, café, etc) do que carbono (grama e folhas secas) e deu uma "zica": muito líquido sendo gerado (água e amônia, com o mau cheiro característico), tudo ficou "empapado". Consegui salvar 40 bravas minhoquinhas e recomeçamos uma nova "caixa". (mas conseguimos aproveitar o humus gerado por esta primeira caixa no segundo canteiro de capilaridade feito aqui). Contamos com a ajuda dos amigos Eduardo Feniman e Claudio Oliver para nos explicar o que havia ocorrido e o que devíamos fazer (a regra de ouro 1 por 1 - nitrogênio/carbono)

E fomos continuando com calma e cuidado, usando agora grama seca como fonte de carbono, acompanhando dia-a-dia a vida das minhocas (para isto, as crianças ajudaram muito! Pois elas adoram ver como andam as minhocas, e terminam sempre pegando uma para levar ao microscópio (e devolvendo-as depois para a composteira, claro).

Neste ínterim, começamos uma segunda caixa (o andar de cima da composteira de caixa) e um segundo conjunto de composteira (esta construída usadoa  técnica da coomposteira-balde).

E hoje fomos à colheita da primeira caixa. E das iniciais 40 minhocas...cerca de 800!Fixe Que foram para nova casa: o segundo andar da composteira de caixa (agora passoua  ser o primeiro andar) e para a composteira de balde. E com o húmus, faremos nas próximas semanas nosso terceiro canteiro de capilaridade.

 

 

 

 

 

 

 

E hj, nossa segunda colheita de minhocas.

Nilton 2277 dias atrás