Registre-se agora
 
X
Fazendo a ponte entre a teoria e a prática

Robótica Modular - Cubelets na Moleque - Vou te dizer: muito bacana e divertido!

2282 dias atrás por Nilton   Comentários (0)

,

Na semana passada chegou aqui na Moleque nosso primeiro kit do Cubelets! Nosso primeiro kit de robótica modular.(e mais um chegando em agosto!) Estamos acompanhando seu desenvolvimento há 2 anos, ainda como projeto de pesquisa na Universidade de Cornell; e recebemos agora um dos 100 primeiros 100 kits enviados para testes no mundo!

 

A ideia da robótica modular é muito interessante: a ideia construir robôs a partir de unidades robóticas autonônomas (ou quase-autônomas). Resumindo: um robô feito de robôs. AS aplicaÇões e ideias são muitas; pois abre a possibilidade dos robôs adaptarem sua morfologia e (comportamento) de acordo com o ambiente e na interação com outros robôs. O ótimo exemplo dado neste artigo da Inovação Tecnológica : "aqueles que sonham em ter robôs mais versáteis têm procurado a saída para esse problema nos robôs modulares. A proposta tem a simplicidade das idéias geniais. Constrói-se um módulo padrão, com tudo o que um robô deve ter, mas com a única função de se conectar a outro módulo. A seguir, faça com que esses módulos se encontrem e se configurem para a tarefa necessária, montando-se autonomamente, através das conexões mútuas."

O kit da ModRobotics é muito bacana. Vem com 20 módulos, nem todos os módulos são iguais.

Existem módulos de ação; de lógica; de sensoriamento e passivos.

Cada categoria de módulo tem uma cor diferente.

Para unir dois módulos, basta "grudá-los"! Eles tem imãs que conectam automaticamente dois módulos.

Quando vc une dois módulos, eles influenciam um ao outro e geram o comportamento do robô. isto é, para cada forma de robô, porvavelmente um comportamento.

Por exemplo, se um robô está andando e encontra de frente um outro robô , eles "grudam"e podem gerar então um novo robô com um comportamento diferente!

Semana passada já foi um sucesso aqui entre os adultos! Riso Em agosto , as crianças voltam a frequentar a Moleque e a temporada de nascimento de robôs modulares estará oficialmente aberta.

Um dos principais interesses nossos neste kit foi a possibilidade de tornar TANGÍVEL ideias de sistemas complexos e comportamentos emergentes para as crianças e jovens. E que isto ocorra naturalmente (e não numa aula ou disciplina, estanque da vida e dos interesses de cada um) pois não dá para fazer robótica modular sem pensar desta maneira. Além, é claro, de ser fantástica a ideia dos robôs auto-configuráveis e resilientes.Fixe Vejam por exemplo, este vídeo de um robô modular (não foi feito usando o Cubelets).

Neste sentido de "botar nas mãos das crianças"  tecnologias que demonstram o mundo como ele é (sim, o mundo e os fenômenos naturais não são este mundo determinístico, de ideias cartesianas, e ideias científicas ainda do século XIX que as escolas teimam em enfatizar para as crianças; mas sim sistemas complexos, caóticos, não-determinísticos), o Cubelets junta-se a outros aqui na Moleque como por exemplo o Stagecast, Scratch e Starlogo TNG (que possibilitam que crianças-leigos possam fazer suas simulação de sistemas complexos e programação de jogos com agentes autônomos).

Veja aqui vídeos e outros artigos sobre Cubelets e outros robôs modulares.