Registre-se agora
 
X

Motivação e autonomia (escrito em junho de 2006)

2988 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (0)

, , , , ,

 

Autonomia e motivação são realmente muito importantes na vida. Esta semana uma amiga com perto de 40 anos de idade me dizia que não conseguia usar seu computador e eu ofereci várias formas para que ela conseguisse estudar, mas ela queria um professor, alguém que aprendesse por ela, que facilitasse a vida dela, uma pessoa mesmo. Eu disse que hoje há diversos materiais muito bem produzidos, vídeos, livros para aprender passo-a-passo, mas ela quer a pessoa. Mas não sei se quer pagar o preço, e desconfio que a pessoa nada poderá fazer que ela não poderia fazer sozinha, se ajudando.

O problema de obter motivação na escola, seja ela tradicional ou não, é a escolha. O que interessa às pessoas? Às crianças? Será que o que os adultos acham bom que as crianças aprendam é o que realmente elas querem aprender? Será que o que elas tem que aprender mesmo é que tudo muda o tempo todo e que elas tem que estar firmes e flexíveis, e sabendo aprender?

Para encarar as dificuldades da aprendizagem, é realmente necessário estar com vontade, para superar as dificuldades que naturalmente surgem. Mas será que escolher dentro de um rol dado, é escolher verdadeiramente?

Bom, é evidente que o mundo aí está e oferece muitas possibilidades de aprendizagem. Na escola, os adultos podem criar um mini-mundo, um subconjunto de saberes, oferecendo às crianças uma gama de possibilidades limitada. Para formar este subconjunto, acho que o melhor caminho é olhar para dentro e ver o que nos interessa aprender neste mundo, e oferecer às crianças a possibilidade de aprender também. Mas a escolha tem que ser delas.