Registre-se agora
 
X

Castelo

2988 dias atrás por Leila País de Miranda   Comentários (2)

 

Esta é uma imagem do segundo estágio de construção do castelo, primeira experiência de uso do Kit Teifoc na Moleque. No primeiro dia trabalharam Nilton e Caito. Ontem eu continuei e Caito também.

Aprendi que eu gostaria de ter limpado os tijolos enquanto a massa estava molhada. Acho que está muito sujo e eu queria que estivesse limpinho... Pode lavar tudo e começar de novo. Talvez eu faça isso...

Aprendi também que tem que contar as fileiras e seguir bem o esquema no papel e que as paredes tem que ter amarração e que a amarração se faz alterando a posição dos tijolos de cada fileira em relação aos tijolos da fileira de baixo. Intuí que a massa entra pelos furinhos nos tijolos e que a massa seca forma pinos, que ajudam a tornar a construção mais firme.

Mas mesmo sujinho, adorei os cantos diferentes, a pilastrinha, e colocar as traves e a janelinha.

Adorei a colher de pedreiro em miniatura.

E adorei fazer isso.

 

Sabe o que acontece? A massa tem que ser misturada 3x1, 3 partes de cimento e uma de água. Fica bem mais espessa do que a que usamos ontem, e não suja tanto... Vou experimentar assim, da próxima vez. 

E o prumo pode ser verificado com esquadro!

Leila País de Miranda 2988 dias atrás

Achei que a massa sujou demais os tijolinhos. E aí foi que eu vi que a proporção recomendada é 3x1 (3 de massa e 1 de água). Fica bem mais espessa, e não deve escorrer tanto.

Leila País de Miranda 2988 dias atrás