Registre-se agora

X
Discussões do grupo > Existe problema em consumirmos plantas que são cultivadas perto do trânsito?

Existe problema em consumirmos plantas que são cultivadas perto do trânsito?

Nilton
3135 dias atrás

ESta dúvida surgiu ontem na nossa conversa: nossos canteiros ficam perto da rua Noronha Torrezão, de muito trânsito, muita fuligem e gases produzidos pelos carros. Será que ao ingerirmos estas plantas podemos estar consumindo produtos nocivos à saúde?

Nilton
3135 dias atrás

Enviei mensagens ontem para o grupo "Do meu lixo cuido eu" no Facebook e para Suyá Presta, conhecido meu e do Mateus que estuda bastante e esta'envolvido em vários projetos de agriultura urbana.

Eis as respostas:

---------Suyá Presta -----------

Oi Nilton, as plantas devem estar bem pois o CO2 faz é bem para elas, com isto não precisamos nos preocupar. A respeito da folígem, ela não é boa de se ingerir (e o fazemos diariamente pelo ar). Mas creio que molhando as plantas e também lavando antes de ingerir não tem problema. Não olhei nenhum artigo sobre isso.

Um solução prática para ajudar é implantar uma barreira física contra a folígem. Esta pode ser uma treliça de maracujá ou outra trepadeira que inpeça a foligem de chegar nas plantinhas.

Eu conduzo um trabalho em uma clínica na tijuca e o plantio fica bem em frente a rua e não vejo problema em consdumir os produtos.

Espero ter ajudado com o meu ponto de vista.

Boas colheitas e um forte abraço para você, a Mel e a equipe da Moleque.

Suyá Presta

Agroecologia e Permacultura para o co-envolvimento

Fones: (21) 83211130 ou 97107628

Ecovila Terra Una 

Interação Homem Natureza

-----MENSAGEM DE EDUARDO FENIMAN, CASA DA VIDEIRA , Curitiba ---------------

Oi Nilton, dá medo da contaminação mesmo, mas ela só ocorre por depósito de metais pesados sobre as hortaliças, uma boa lavagem pode retirar tudo sem maiores problemas.
As plantas podem absorver metais - aliás, alguns são importantes para elas. Mas para que isso ocorra, eles devem estar disponíveis na composição certa. O Húmus presente na terra faz uma separação desses metais, incorporando os bons e descartando os ruins.
Fique tranquilo, mas oriente as pessoas da importância de lavar muito bem as hortaliças antes de comer.

------------------------------------

Eu fiquei satisfeito com as explicações e demonstra que não há perigo de consumir nossas plantas, sempre lavando bem antes de consumi-las.

Abraços,

Leila País de Miranda
3135 dias atrás

24/03/2011 - Tirei esta foto para acompanhar o depósito de fuligem nas plantas. Estavam todas bem limpinhas hoje, sem sinal de fuligem, embora a mesa branca estivesse com pó.

Leila País de Miranda
3135 dias atrás

Eu achei a ideia do maracujá bem legal. Tem flores lindas e a fruta tem casca grossa... E as pessoas podem pegar. Eu pensei também que provavelmente se taparmos mais a parte debaixo do portão, é possível que haja uma diminuição da fuligem, porque o escapamento dos carros é embaixo e acho que a fuligem é pesada.

Leila País de Miranda
3135 dias atrás

Li: "A fuligem no escapamento parece normal, desde que esteja sequinha. isso é devido à péssima qualidade de nossa gasolina que deixa grande quantidade de fuligem na queima."

Leila País de Miranda
3133 dias atrás

Fato é que as plantas, aparentemente limpas, estão mesmo impregnadas de fuligem. Sai grande quantidade lavando, mas creio que o cultivo de plantas com folhas pequenas e delicadas deve ser bem pensado. Tirei fotos e usei o microscópio para ampliar imagens e podermos entender melhor o que acontece: http://www.molequedeideias.net/pg/photos/album/3947/fuligem-de-escapamento-de-carros-nas-plantas

Mateus L. Barreto
3130 dias atrás

Eu tenho um pé de maracujá na minha casa. Posso trazer sementes.