Registre-se agora

X
Discussões do grupo > Seria possível produzir algo semelhante ao BotanicCalls com Gogo Board?

Seria possível produzir algo semelhante ao BotanicCalls com Gogo Board?

Nilton
3029 dias atrás

A ideia é monitorarmos a quantas anda os canteiros de capilaridade aqui da Moleque. E desenvolver usando o sistema isando a Gogo-board.

O que queremos? (mínimo)

1. Monitorar a umidade do solo dos canteiros
  2. Colocar o mostrador básico que vem no kit da Gogo para mostrar o nível de umidade
Desejável:
  1. Comunicar via wireless (há um módulo Bluetooth em desenvolvimento para Gogo) e, deste modo, poderiamos enviar um comando para disparar um script que rodaria em cum computador hoster para tweetar, enviar SMS, etc para lembrar que devemos aguar o canteiro. (é possível? O módulo Bluetooth permitiria este tipo de comunicação entre a plaac e um computador hoster? Este módulo ainda está em desenvolvimento e não sabemos ainda se oferecerá à plataforma este tipo de comunicação bi-direcional.
    1. O BotanicCalls tem uma funcionalidade semlhante mas opera a partir de uma conexão ethernet.
  2. Se não for possível, a place podia usar o módulo de voice recorder(tb em desenvolvimento) e ficar pedindo para aguarem ela.

Anderson Rocha
3029 dias atrás

Ola!

Acho que posso ajudar na discussão. Vamos por partes.

1- Já definiram o tipo de sensor?
2 - O mostrador permite mostrar o valor dos sensores. Ele utiliza o protocolo I2C para se comunicar com a Gogo e no site tem uma documentação interessante.

Segunda parte:

1- Qual o alcance do Bluetooth?
Usando um sensor de humidade e uma valvula solenóide, através de um relé,  na saída da placa, o canteiro seria aguado automaticamente, de acordo com os valores detectados pelo sensor.

Se optarem por ter a placa ligada ao computador todo o tempo, seria possível fazer leituras e realizar tarefas usando alguma linguagem de programação, deixando-as até mais dinâmicas. Um exemplo disso, seria usar Visual Basic ou Delphi.

Muito interessante o projeto. Teremos algo parecido com objetivo de realizar medições atimosféricas.

Abçs

Nilton
3025 dias atrás

Hum, boas ideias. Sim, temos aqui laptop que está meios em uso e podemos colocá-lo em uso no projeto. Vou instalar os drivers nele hj.

Vamos tentar usar o Scratch então. Para a criançada seria algo mais fácil. Não sei em quantas limitações iremos esbarrar mas achoq ue vale a pena explorar.

Anderson, vc sabe onde comprar estes sensores de umidade aqui no BR? No SeedStore tem, mas devo encontrar encontrar por aqui, nao?

Fiquei muito interessado em conhecer este projeto de vcs para medições atmosféricas. Mede o que esepcificamente? 

Abraço.

Nilton
3025 dias atrás

Pois é, na especificação lá do módulo não diz que classe de Bluetooth eles vao usar...muito possível ser classe 3, o que limitaria bastante a ideia da comunicação wireless...

Tentei postar esta pergunta lá no site do Gogo,mas não há campo para comentários lá...Língua de fora

Anderson Rocha
3024 dias atrás

Nilton, gostaria que você testasse o Blocos: "http://gogoboard.stanford.edu/blocos", faz praticamente o mesmo que o Scratch e esta em português. Gostaria de saber os resultados.

Bom, como você é do Rio, não sei te dizer, mas acho que valeria a pena tentar a Farnell: "http://www.farnell.com/" e similares.

Nosso projeto ainda não saiu do papel, mas usando uma placa com 8 entradas, mediriamos, temperatura, humidade, nivel de co2, velocidade do vento, talvez nível de chuva, pressão, luminosidade, o que mais for possivel.

Logo mando mais detalhes.

Anderson Rocha
3024 dias atrás

Creio que o módulo Bt ainda esta em construção, mesmo que esteja pronto, não encontrei domumentação sobre uso e especificações.

Bom, o site não tem campo para isso, creio que o proprio Paulo e Arnan respondem por email ou no fórum: "http://tech.groups.yahoo.com/group/gogoboard/"

Falando nisso, estou em contato com eles e desenvolvendo alguns artigos que me pediram para publicar no site. Vou tentar saber mais dos módulos, ja que minha experiencia é so com a placa até agora.

Abrçs

Nilton
3017 dias atrás

Anderson,

Vcs já pensaram em alguma maneira de agregar neste sensor um medidor de partículas no ar? Aqui na Noronha Torrezão temos muito este problema...pó das construções, fuligem dos ônibus...chamamos a INEA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) mas como sempre, a menos que alguém esteja já morrendo, não se interessam em monitorar e acompanhar a qualidade do ar.

Estamos cogitando para esta medicão de particulas em usar o modelo SmartCities da WaspMote- (não é Arduino, mas pelo menos a API está publicada como open-source). A Lybellium, criadora do WaspMote,  foi quem desenvolveu o SquidBee(que era Arduino-based). O que acha?

Anderson Rocha
3009 dias atrás

Gostei da sugestão Nilton, vamos tentar usar no projeto.

Abçs

Nilton
3008 dias atrás

Quando vcs desejarem pu precisarem de um lugar para testes ou para tentarmos reproduzir aqui o modelo, dá um toque. Realmente seria de muita utilidade para nós e para a comunidade de nossa vizinhança uma placa como estas.

Nilton
3005 dias atrás

Andei testando o Blocos. Bem fácil mesmo. Vamos então adotá-lo como ferramenta para o projeto do "BotanicCalls".

Depois vou postar um podcast aqui do que andei experimentando. 

Nilton
3005 dias atrás

Anderson,

O manual do Blocos está traduzido em algum lugar? Procurei e nao achei.

Se não, topas traduzirmos juntos? 

Anderson Rocha
2999 dias atrás

Ola!

Sim, o Blocos tem esta grande vantagem, simplicidade. Você conseguiu usa-lo com a Gogo?

Sobre o manual, não me lembro se esta, mas se não estiver, podemos traduzir sim.

Antes preciso conversar com o Josué do CTI e te renorno.

Abçs

Nilton
2999 dias atrás

Sim, consegui usar com a Gogo.

Anderson Rocha
2998 dias atrás

Ola!

Podemos fazer a tradução, dai postamos aqui na rede e em seguida no site da GogoBoard. Que tal?

Abçs

Nilton
2998 dias atrás

Blz. 

Vou criar um Google Docs para trabalharmos lá, OK? Te envio o link.

Abs.