Registre-se agora
 
X

Minhas Páginas > Guia da Qualidade de Processos Construtivos

Guia da Qualidade de Processos Construtivos

O Guia da Qualidade de Processos Construtivos é um sistema desenvolvido pela Moleque de Ideias para que empresas de construção civil planejem e gerenciem a qualidade dos processos construtivos de seus empreendimentos.

A metodologia de trabalho implementada foi desenvolvida por especialistas em qualidade na construção civil, com participação efetiva de empresas como SENAI, SEBRAE, SINDUSCON, Clube da Qualidade, SIG e Prisma Construtora.

Esta equipe mapeou fluxogramas para construção de diversos tipos de ambiente seguindo critérios rígidos de qualidade. Estes processos foram desenvolvidos e já estão prontos para uso no sistema, podendo ser customizados de acordo com a necessidade da construtora. É possível criar novos processos até o nível de detalhamento requisitado pelo usuário, a partir da cópia de um processo existente ou mesmo desenhando o fluxograma do zero.

Este sistema já foi selecionado e apresentado em alguns congressos nacionais da área para plateias compostas de construtores e especialistas em qualidade na construção civil, como por exemplo o ENIC e o COMAT.

Os fluxogramas dos processos construtivos são desenhados por ferramenta web em browsers de internet, sem a necessidade de instalação de softwares específicos (ver fotos abaixo). Em cada fluxo é possível caracterizar cada unidade de serviço por tipo de mão de obra executora, que posteriormente serão cruzadas pelo sistema e gerarão todos os controles e relatórios adequados à verificação de conformidades e registro de tomadas de ações corretivas.

O sistema conta com metodologia, dispositivos e relatórios indispensáveis para empresas certificadas ou que desejam certificar-se em PBQP-H, nível A.

Cada unidade de serviço no software pode ser desdobrada em instruções de verificação e de execução de serviço (foto exemplo abaixo), que podem ser distribuídos aos empreiteiros determinando o nível de qualidade esperado para cada tipo de serviço.


Além da plataforma administrativa Web, há módulos para acompanhamento de obras compatíveis com plataformas móveis como iOS e Android, permitindo que seus engenheiros possam registrar a conformidade de cada serviço in-loco.

O registro de verificação de todos os serviços mapeados nos empreendimentos é feito de forma rápida, em tempo real e atualizando a base de dados central. Ver abaixo um exemplo de RVS - Registro de Verificação de Serviço.


Há módulo para registro de pagamentos efetuados sobre cada serviço executado e aprovado no próprio sistema. Este módulo possibilita uma visão exata do que já foi pago para cada empreiteiro, evitando discordância e confusões muito comuns na indústria de construção.

Há também gráficos para controle da qualidade de todos os processos, indicando a evolução qualitativa de cada empreiteiro contratado e permitindo ação corretiva no momento preciso e necessário.


O Guia conta com perfis de diferentes privilégios de acesso e ferramentas, podendo separar os usuários por tipo de função executada ou também por conteúdo permitido de acesso. Além disso, mantém total rastreabilidade das ações por usuário, ferramenta fundamental para auditorias e certificações.

Caso tenha interesse no Guia de Qualidade de Processos Construtivos, entre em contato comigo: luiseugenio@molequedeideias.net.


, , ,

Última atualização 221 dias atrás por Luís Eugênio