Registre-se agora
 
X

Nilton

Para os programadores da área, ótimo artiguinho sobre o Git Flow: http://yakiloo.com/getting-started-git-flow/ (1905 dias atrás)

Localização:

E-mail de contato: nlessa@moleque.com.br

Telefone: 21-27047356

Página web: http://www.molequedeideias.net/pg/profile/nlessa

Sobre mim

Em 1996 Leila Pais de Miranda, Luís Eugênio Pacheco e eu fundamos a Moleque de Idéias, um ambiente de convivência, criação e aprendizagem onde, desde então, adultos, crianças e adolescentes desenvolvem seus próprios projetos, partindo dos seus desejos e ideías. Cada criança na Moleque de Idéias tem o direito de escolher o que quer aprender e qual projeto quer desenvolver. Por acreditarmos que as tecnologias, digitais ou não, são fortes ferramentas de "empoderamento" dos indíviduos, na Moleque de Idéias as crianças tem acesso a uma ampla gama de possibilidades de expressão, das mais variadas. Vale a pena navegar na Moleque.Net para conhecer um pouco o que circula por aqui.

Obviamente como não há hierarquias nas redes de aprendizagem que ocorrem na Moleque, a organização que naturalmente emerge é baseada em interesses: crianças mais velhas interagindo com mais novas; adultos interagindo com elas e por aí vai.  Nestes quase 20 anos, temos todos aqui tido  a oportunidade de desenvolver, baseado em larga experiência prática, reflexões e publicações sobre os temas da livre-aprendizagem, da aprendizagem baseada na livre escolha dos itinerários formativos, na convivência possível e harmoniosa entre adultos, jovens e crianças e na possibilidade real de se construir ambientes em que se eliminam as tradicionais e arbitrárias fronteiras entre "profissionais" e "amadores", fazer e aprender e outras tantas dicotomias desnecessárias, inúteis, e avessas à inovação.

Eu, Leila Miranda e outros membros da  Moleque de Idéias,  também participam ativamente de grupos de reflexão sobre novas formas de articulação de ambientes de aprendizagem, como o Românticos Conspiradores. O trabalho desenvolvido com as crianças já foi tema de artigos, depoimentos de educadores, etc, e referências podem ser encontradas na rede. 

Na Moleque de Ideias, como ambiente de FAZER-APRENDIZAGEM (categorias inseparáveis) , vários de seus membros envolvem-se também em projetos comerciais, notadamente na área de engenharia de software. A principal linha de pesquisa e trabalho do núcleo de interesse de engenharia de software volta-se para o desenvolvimento e integração de tecnologias para a auto-gestão do conhecimento em ambientes de aprendizagem baseados na livre escolha. Mas não há limites pré-estabelecidos sobre os temas e projetos nos quais os membros da Moleque envolvem-se. Há membros trabalhando e refletindo sobre projetos de permacultura, agricultura e pecuária urbana, democratização de canais e tecnologias de comunicação, sistemas de PDV baseados em realidade aumentada, etc.

Há larga experiência em engenharia de software circulando na Moleque: desenvolvemos sistemas críticos como os sistemas de precificação e fluxo de pagamentos do Grupo Pão de Açúcar; a plataforma de netweaving do sistema FIRJAN; sistemas de integração de centenas de bibliotecas para o Sistema CNI, sistemas de visualização de ontologias, etc. O interesse é : fazer a engenharia de software com gosto, ciência e arte; e primordialmente construindo coletivamente com todos que aqui convivem (crianças, profissionais, clientes) um ambiente de trocas de conhecimento, solidariedade e fazer-porque-gosta. 

Entre instituições parceiras e bons relacionamentos que desenvolvemos nestes anos estão a UnB, a UFF, a Fiocruz, a FIRJAN, Aniomagic-Boulder University, ModRobotics-Universidade de Cornell, Stagecast Inc, CEN, Sistema CNI, Grupo Pão de Açucar, SINDUSCOM-RJ, entre vários outros E, claro, toda a comunidade de centenas de famílias que interagem diretamente ou indiretamente conosco semanalmente.

Também sou membro de uma das primeiras empresa-rede do Brasil, a Netweaving HCW, especializada em programas de aprendizagem sobre redes sociais. E também interajo com frequência na Escola de Redes, refletindo temas relacionados à sociedade-em-rede e à teoria das redes. 

Alguns sites para vc conhecer melhor o trabalho da Moleque de Ideias e outras redes das quais participo.

 

-

Twitter

-

Publicações do mural

-

Blog

-

Álbuns Foto